Para a atividade dessa semana foi proposto que assistíssemos à dois filmes para selecionar em cada um deles uma cena em que o espaço tenha uma importância significativa na atmosfera e na narrativa da obra.
O primeiro filme que assisti foi o "Being John Malkovich (1999)", uma comédia que conta a história de um homem que consegue um emprego no sétimo e meio andar de um edifício e lá encontra uma portinha que leva quem ultrapassá-la até a mente do ator John Malkovich.
(01 hora e 6 minutos)
Escolhi a cena acima, pois nela é possível observar claramente a divisão que forma o sétimo andar e meio. Durante o filme o real motivo desse andar existir não foi revelado, no entanto a composição desse espaço, onde as pessoas devem andar curvadas é muito simbólica e revela muito sobre a narrativa da obra, fazendo uma alusão ao sentimento de insignificância e inadequação dos indivíduos que leva eles à desejarem entrar no corpo de outro homem.
O segundo filme que eu escolhi foi o "Suspiria (1977)", um filme de terror e suspense que conta a história de uma norte americana, Susy Banner, que chega na Alemanha e se junta à famosa Academia de Dança de Freiburg. Entretanto, enquanto ela está hospedada diversas coisas estranhas acontecem.
(40:22 a 40:55)
Selecionei a cena acima, pois acredito que a composição espacial dela demonstra grande parte da dinâmica do filme e da importância dos elementos visuais na transmissão dos sentimentos e emoções ao público. Durante Suspiria muitas cenas são compostas por cores saturadas, principalmente, azul, verde e vermelho, como é possível notar na imagem. Esse jogo de luz é um elemento essencial para o suspense da obra, se adaptando de acordo com os sentimentos dos personagens e transmitindo estranheza e até medo para quem está assistindo. Além disso, na parte que eu selecionei é possível notar uma sombra de uma pessoa atrás do lençol pendurado, posicionada entre as duas mulheres e dois móveis, que é essencial para criar um clímax e que se relaciona fortemente com o desfecho do filme.
Comentários
Postar um comentário